51 Comments

Eu li essa edição toda pensando naquele vídeo "e essa vista? São Paulo não tem isso!", enquanto a porrada come no fundo kkk É uma boa definição do Rio. Moro em Petrópolis, toda vez que desço a serra ainda me surpreendo. As contradições da cidade são igualmente superlativas, mas a beleza é inegável, o charme é palpável. Não sei se compensa ter uma orla daquelas quando você a observa de um coletivo lotado às 8h da manhã, mas pra quem tá de passagem, é de encher os olhos. Curiosamente, pra quem visita mais o Rio, estar em São Paulo é uma delícia, tirando as pessoas grossas nas escadas rolante e os riscos do centro e tudo mais. Pra uma menina do interior como eu, é fácil se deslumbrar com tanto prédio, e com tantas possibilidades dentro dos prédios. Eu finjo que a maioria deles não é povoada de agências de publicidade com ambientes de trabalho tóxicos e aproveito meus 2 dias na cidade enquanto penso, "uau, um restaurante do Congo" rs Viver é um constante estado de negação, né não?

Expand full comment

Eu amei a coincidência que foi essa edição levar o mesmo nome da minha última publicação. Três dias é mesmo o suficiente pra gente pensar em ficar de vez na cidade carioca.

Achei muito interessante e certeiro tudo o que você abordou sobre as duas cidades (também fiz o disclaimer sobre o Rio no meu texto, afinal, tem que ter, né, risos). Sou paulista e você soube descrever perfeitamente o meu sentimento e perspectiva como moradora. Moro longe do centro, é verdade, mas me apavora a ideia de um dia precisar estar por lá. O que fizeram com a cidade que amávamos? Que amamos ainda, na verdade, e que ainda estão fazendo... qual o nome desse projeto? Você usou a palavra "entusiasmo" e achei que ela cabe direitinho: me falta entusiasmo de viver aqui. A crescente da desigualdade enche meu peito de desespero toda vez. Nem vou falar sobre as construções de prédios isso-e-aquilo porque você falou muito bem. Eu também espero voltar a amar São Paulo... amar mais, porque não dá pra odiar, dá pra amar e odiar, mas só odiar acho que ainda não consigo, mas que ela me entristece, ah, entristece sim... que horroroso esse relacionamento, né? :~

Vi em um comentário abaixo sobre o meme ''e essa vista? São Paulo não tem isso" e imediatamente fico put*, porque lembro de uns engraçadinhos tweeteiros que leva isso muito a sério. Odeio a rixa SP x RJ. Comparar as duas cidades é de uma burrice... pronto, falei. Hahahahaha. Sou paulista de nascença, mas o coração tá o tempo inteiro na cidade maravilhosa. Amo as duas.

Espero, profundamente, que possamos a voltar a amar São Paulo, mas não me sinto muito otimista por agora, infelizmente... só espero que possamos parar de ver sua destruição assim, aos poucos e sempre.

Texto incrível, Lu! :) Obrigada! Um beijo.

Expand full comment
May 12, 2023Liked by Luciana Andrade

Delícia de edição, gostosas gargalhadas como sempre. Senti um orgulhinho do meu Rio, que, sim, apesar de tudo, põe SP no chinelo em tantos aspectos SIM ♥️ Bjo

Expand full comment

Sempre amei SP, mas nos últimos anos vi a cidade se degradando em tal nível que só me restou escolher sair. Estou no Rio desde o início do ano, ainda numa fase de namoro, mas sem a expectativa de uma cidade perfeita - só de ser uma cidade que conhece seus defeitos e que encara a vida com um jeito meio louco, meio divertido e não aquela coisa blasé que SP se tornou, já me basta

Expand full comment

Aí lou, o charme do rio se esvai demais com o caos da cidade, é um tipo de caos que não me encontro. Tb ainda tô fresca de SP, ainda é muito novidade, entendo o cansaço. Como sempre, um ótimo texto.

Expand full comment
May 12, 2023Liked by Luciana Andrade

Que tristeza ver São Paulo indo embora pelo ralo. Uma amiga entregou o apê no centro, vendeu tudo e foi morar no Rio enquanto espera o passaporte português sair. Eu, que sempre gostei de morar por aí, não tenho a menor vontade de voltar mesmo com saudades apertadas que sinto. MAS amei o texto e ri um bocado aqui. Adoro o Rio também e estou saudosa da cidade maravilhosa que eu não lembro a última vez que a visitei. E rindo aqui horrores com esse vídeo! hahahahahaha

Expand full comment
May 15, 2023Liked by Luciana Andrade

Lu, QUE EDIÇÃO! Sou carioca, exxxpatriada há 17 anos em SP. Vim por paixão (à cidade, que fique claro), fui ficando e quando me dei conta a paixão não tinha virado amor, no máximo uma gratidão associada a conformismo. E hoje vejo tudo isso que você narrou aqui com tristeza. Com o agravante de que, pra mim, o Rio é mais do que tudo isso que você listou, é também minha referência, meu lugar no mundo e a cidade na qual vivi meus mais felizes anos. São Paulo nos dá muito, mas o pedágio é por vezes desproporcional (pra mim)!

Expand full comment

Com certeza o relacionamento abusivo é maior no Rio. Muito colega aqui de São Paulo vai pra lá e vive igual Helena do Manoel, mas dependendo da área, a coisa é bem pior do que aqui e também uma cidade feia. O aparato turístico é econômico e o restante é da geografia, uma das mais bonitas senão a mais bonita do planeta. Não é uma defesa de São Paulo, mas aqui sinto que pelo menos todo mundo tem consciência que as coisas não vão bem.

Expand full comment
May 12, 2023Liked by Luciana Andrade

Eu nunca passei muito tempo em São Paulo pra realmente pegar a dinâmica da cidade em dias normais, mas consigo visualizar demais tudo isso que você tá colocando no texto. Curiosíssima para saber o que você escreveria sobre Curitiba haha. Gostei muito <3

Expand full comment

Luci, te lendo agora, completando quase um mês de chegada no Rio e uau! Traduziu tanto do que penso. Ainda não tenho os adjetivos do Rio, só sei que estou feliz. E isso basta por enquanto. haha Venha mais!

Expand full comment

O Rio é uma cidade que faz sentido. Mesmo o caos carioca é um caos de contexto, dá para navegar se vc sintonizar na mesma vibração.

São Paulo é uma cidade meio desprovida de sentido hoje. As coisas são desmanchadas e substituídas com muita rapidez, o dinheiro está sempre acima de tudo, provocando uma sensação de abandono. Eu tenho um carinho enorme por SP pq foi lá que virei adulta e descobri tanto sobre mim... E fiz amigos incríveis. Suspeito que a sensação de abandono geral faz as pessoas se unirem, é como se a cidade desgastasse a gente tanto que tudo o que sobra é o que realmente importa. Meus amigos mais presentes no dia a dia moram lá e sempre vou voltar para lá por causa deles, então para mim é muito claro a liga que sustenta a cidade: as pessoas.

Enfim, demorei para ler o texto pq queria ler com calma e rolou hehe Confesso que fiquei um pouco de coração partido pq entendo a agonia, eu sinto isso quando visito SP agora - antes, se eu voltasse para o Brasil, era claro que eu voltaria para SP. Hoje não mais. Perceber essa mudança mexeu demais comigo.

Mas seguimos.

Abraços!

Expand full comment

São Paulo certamente é um relacionamento tóxico. Vivo o mesmo com ela. O texto descreveu perfeitamente.

Expand full comment

Adorei o post! Nasci e morei em SP por 20 anos, faz outros 20 que nao moro ai mas acompanho com interesse, amor e odio o descaso com a cidade.

As casinhas derrubadas, os predios sem alma, o centro abandonado, as pessoas indiferentes... passear na timeine do google maps em SP é depre garantida...

Vamos acompanhando e te lendo,-

Expand full comment
May 17, 2023Liked by Luciana Andrade

Realmente a cidade está ficando cada vez mais fria .. desenvolvimento??? de baixa qualidade .. pobre s nas ruas ... .. excelente os seus comentários,, resido na cidade desde o início dos anos 50 ...está nas mãos dos chamados empreendedores !!!!

Expand full comment

Eu amo tanto a tua voz da escrita ♡♡♡

Expand full comment

GENTE. Que texto foi esseeeeeee socorro deus é MTO Trem das Onze, Luciana do céu, posso fazer um cross post? Eu concordo com TUDO, não teria coragem de escrever isso porque afinal FUI EMBORA de SP e fico sempre achando que vou soar "ah vc só diz isso pq foi embora" mas nossa BRIGADA por isso. Vou tomar coragem e escrever algumas verdades como você porque é NECESSARIO. Beijos com blusa carioca marítima de fim de tarde e VEM PRO RIO TOMAR CHOP GELADO COMIGO POR FAVOR nunca te pedi nada ♡

Expand full comment