20 Comments

Lucy, eu sou o oposto da redução de danos. Gasto todas as minhas fichas, me envolvo emocionalmente com tudo, doo toda a minha energia para qualquer coisa que faça meu olho brilhar (e ele brilha muito hahahaha). Vou levar essa edição pra análise.

(E eu ameeeeei Leftovers, nunca mais parei de ouvir a trilha sonora, série do coração)

Expand full comment

eu também 🙈

Expand full comment
Feb 24, 2023·edited Feb 24, 2023

Adoro e admiro a sua escrita, Luciana!

Expand full comment

Você viu que ela mencionou a NAZA? Muita honra ♥️♥️♥️

Expand full comment

haha nem tinha visto! Honra 🙏

Expand full comment

Não sei se vivo no modo redução de danos ou se tenho uma certa covardia embutida nas minhas ações e não ações. Diante da cobrança excessiva e do medo que muitas vezes me paralisa com a vontade de fazer o melhor, me proponho a fazer o possível, mas sempre me pergunto se o possível é suficiente.

Expand full comment

Amei demais essa edição, também tenho vivido 100% no modo redução de danos, inclusive em relação à minha compulsão, ansiedade e depressão. Já aceitei que vale mais a pena ir trabalhando em menor escala, fazendo o possível aqui e ali, do que almejar grandes revoluções pessoais.

Expand full comment

Ay Lou, que tudo esse texto - as always.

No começo da pandemia, tive uma avalanche de pensamentos que me levaram a esse aprendizado da redução de danos (mas preferia não ter aprendido devido às circunstâncias dele). Enfim, terapia e tempo. Ia mesmo te indicar o ep da rádio novelo mas vc já escutou e concordo ipsis literis sobre a história da constituição do casal (credo).

Tem um livro chamado Lições de Felicidade, no qual a autora experimenta práticas filosóficas por uma semana e tem uma semana do cinismo! Eu acho que vc ia amar. Deixo meu link de associada aqui (hehe): https://amzn.to/3KCpdyD

beijos e nos vemos terçaaaaaaaaa

Expand full comment

Mais uma edição que vai direto para o coração <3

Ando tentando redução de danos com a ansiedade tbm. Tenho corrido, feito crochê, tomado floral. Se me disserem que comer feijão de ponta cabeça ajuda, já coloco na lista também risos.

Tudo para tirar a mente da situação de barril.

Estamos juntas...

Expand full comment

Esse texto me trouxe uma perspectiva muito interessante, eu fico sempre correndo atrás do melhor e as vezes me sinto cansada. Fico louca quando não consigo fazer alguma coisa, quando as vezes eu posso apenas conter os danos. Gostei bastante!

Expand full comment

Nunca tinha pensado em fazer escolhas pensando por esse lado da redução de danos! Com certeza passarei a aplicar!

Expand full comment

"se fazer de doido pra proteger sua energia é autocuidado", meu deus siiiiiiiiiiiiiim! Demorou, mas tô aprendendo haha

Maravilhosa essa edição e super parabéns pela parceria com a Fósforo! <3

Expand full comment

Querida! Primeiro morri com a brilhância do texto. Depois com os memes (melhor curadora da internet fato). E aí, para completar, vi a menção da NAZA. Você é simplesmente perfeita. Obrigada ♥️♥️♥️

Expand full comment

Gente, amei!!! Amei tudo que li, que sensacional! E já inscrita na newsletter da fósforo. Coisa boa conteúdo bom, vida linda e longa! Obrigada

Expand full comment

Vivo 100% na redução de danos, isso é péssimo e ótimo (se é possível). A mente ansiosa me faz prever mil e uma situações que poderiam ocorrer e, na maioria das vezes, isso me faz sofrer por antecipação ou criar altas expectativas. Quase sempre não acontece como previ e me frustro ou me alivio. Vivo uma vida totalmente dualista hahaha.

Amei as indicações finais, sou alucinada com filmes/docs e séries sobre seitas, é o tipo de tema que me deixa "encucada". Recomendo "Wild Wild Country" (netflix), se ainda não viu. Beijos e obrigada pela news!

Expand full comment

Luciana, tudo bem?

Primeiro, queria falar que admiro muito o seu trabalho! É muito bom fazer parte da comunidade de escritoras e acompanhar o seu desempenho é gratificante.

Vim aqui falar de um projeto meu. Tive a ideia de criar o Caos Newsletter para você ficar antenado dos assuntos relevantes (ou nem tanto assim) da semana. Toda sexta-feira de manhã você vai receber um texto escrito por mim sobre assuntos como atualidade, política, feminismo, enxaqueca e muito mais. Basta se inscrever em caosnewsletter.substack.com

Estou sempre aberta para críticas e opiniões, mas lembrem que eu sou uma libriana sensível. :)

O insta é @caosnewsletter

Expand full comment

Quando lançarás o "Manual Flows de Danos Reduzidos"? Pois, no momento, sigo trabalhando na construção de danos e não tô dando conta não. Porém, amei esse ~lifestyle~ e querendo fazer parte.

Expand full comment

Rindo demais do "eu sou o oposto da banda bala desejo" hahahahaha aiai. Redução de danos é extremamente algo 30+ né? Eu hoje em dia não durmo sem tirar a maquillagy, tomar banho e tomar ou comer 1 negocinho quando chego em casa depois de fingir que ainda tenho 21.

Expand full comment

Caramba, essa reflexão sobre a redução de danos vai ecoar por aqui por um bom tempo. Obrigada pelo excelente texto.

Expand full comment