37 Comments
Apr 7, 2023Liked by Luciana Andrade

Eu simplesmente amo a forma como você coloca humor em tudo de um jeitinho tão seu! "Tenho amigos que fitam" é maravilhoso. Eu super sinto essa falta de espontaneidade pra tudo virar pauta. Me cansa, mas vejo que é meio inevitável pra quem sente e escreve demais. Bjs!

Expand full comment
author

Adoroooo

Isso de virar pauta, imagino que escritores sempre tenham feito isso. Muitos se baseavam em trechos de notícias ou casos de famílias etc né

Mas daí a escolher algo só porque possa virar pauta - tipo, vou na livraria xis pq quero postar sobre - é meio estranho. Mas quem nunca né kkkk

Expand full comment

O tanto que eu amei essa edição não dá pra falar. Amo amo amo processos de escrita e Notions alheios. Foi uma delícia ver suas descobertas - e adorei seu conto. Escreve mais.

Eu também tenho muita dificuldade com a criação, gosto mais é de observar o mundo ao redor.

E também tenho um negócio com o Christoph Waltz - vc viu Georgetown? Um completo psicopata!

Expand full comment
author

Não viii Georgetown, boa ideia! Eu adoro o Waltz, ele me hipnotiza multo

Eu adoro processos alheios e notions alheios também, é tipo entrar na mente de alguém. Queria ter os meus mais organizados, fico pensando que o tempo organizando poderia ser aproveitado escrevendo kkkkk

Expand full comment

Hahahah!

Mas é verdade. Organizei meu notion recentemente e sou outra pessoa. Amoooo

Expand full comment

luciana, sou muito fã da sua news. a flows foi minha referência principal para estrear por aqui e só queria deixar minha gratidão. me identifiquei demais com a parte de não gostar da “escrita artificial”, pois para mim a leitura (e o acesso a ela) precisa ser democrático. por incrível que pareça, dá pra escrever muito - e bem - com pouco.

Expand full comment
author

aiiii que tudo ler isso! muito obrigada de coração ♥️♥️♥️ eu cada vez mais fico impaciente com textos que ficam performando algo, seja alguma modinha ou algo que você sabe que não tem muita autenticidade. tipo nossa febre ferrante brasileira kkkkk

Expand full comment
Apr 9, 2023Liked by Luciana Andrade

Outro dia eu tava comentando no tuiter (RIP) que nos meus anos como acadêmica e professora eu aprendi a simular essa escrita que fala fala e não diz nada, que o pessoal por lá parece gostar. Tem várias razões pra essa escrita acontecer assim - e não é um caso de fazer um tratado, então vou só falar por mim - mas tinha uma insegurança enorme, e aprendi que usar palavras difíceis e me esconder nuns termos confundia e fazia parecer que eu sabia - porque tem hora que não adianta só saber. Foram anos depois pra desconstruir isso. Fica aí meu abraço pros seus amigos que fitam

Expand full comment
author

Engraçado que, quanto mais prolixa a linguagem, menos parece ser dito né. Acho que faz parte do componente de culto que existe na vida acadêmica, em que a gente fica rindo de piadinhas internas sobre conceitos e se distanciando de algumas realidades pra fazer parte do clube hehe. Me parecem inseguras, na verdade, as pessoas que se escondem atrás desse monte de bibliografias e palavras difíceis...

Expand full comment

Sou acadêmica, faço pesquisa e dou mentoria para quem está no mestrado ou doutorado. Pra mim, não se trata nem tanto de insegurança, mas de falta de senso crítico, as pessoas simplesmente parecem seguir a boiada. Por lerem textos que têm dificuldade de entender, ao escrever os seus acreditam que têm de ser incompreensíveis da mesma maneira. É um costume difícil de romper. Diariamente lido com isso, tento explicar aos meus alunos que ninguém fala imbróglios no lugar de problemas, muito menos alhures, então para que usá-los em nossos textos?

Enfim, adorei a news e não pude deixar de comentar, pois vocês falaram exatamente o que me ocorreu ao ler o "escritas artificiais".

Expand full comment

"Tudo vira pauta". SIM. Inclusive o quê, onde, com quem se come. Adorei essa edição :)

Expand full comment
author

Brigadaaaa

Demais essa frase né, de carona no Sérgio SantAnna, que foi genial. A gente pode transportar isso pras redes sociais em geral e notar como algumas pessoas recriam cada micro hábito pra revalorizar no instagram por exemplo

Expand full comment

Como é bom ter a Flows nos nossos dias. É tipo assoprar a poeira do próprio caos, dá uma sensação de leveza tão gostosa. Esse fitar aí me lembrou o livro que tô lendo e tem 4747447x a palavra "aquiesço". Meu Deus, que ranço hahahaha!

Bom... siga brilhando, querida ❤️

Expand full comment

Gracias por acordarte de mi "Correo nocturno". Me alegro de que te gusten mis cartas <3 Siento no hablar portugués.

Expand full comment
author

¡qué buena sorpresa tu comentario! Me encantan tus cartas y tu mirada a la vida cotidiana. ♥️♥️

Expand full comment
Apr 7, 2023Liked by Luciana Andrade

Hahahhaa sempre me divirto muito com a sua news! Adorei o “ela perguntou se os leitores atrapalham e eu falei que vocês são ótimos tá. nunca me pedem nada ; }”

Expand full comment
author

ahahahaha né

eu sou muito grata aos leitores, esse lance de gente que fica cobrando - temas, assiduidade, atenção - era algo que me amedrontava um pouco antes de ter news, porque via que as pessoas cobravam mesmo. felizmente por aqui todo mundo parece tão leve ♥️

Expand full comment

Assim que comecei a escrever (não faz muito tempo não), sentia muita “inveja” de escritores que usavam termos extraordinários, daqueles que você tá lendo e não entende nada. Achava a coisa mais intelectual do mundo. Ficava frustada por não conseguir escrever dessa forma e insegura com a minha escrita simples e caótica. Mas quando li: “o quanto não gosto de escritas artificiais, que usam termos que não estão presentes no dia a dia.”, dei um sorriso sincero. Claro, ainda são muitos que me admiro, mas só quando realmente fazem sentido para mim. Amei o texto! :)

Expand full comment
author

É algo a se pensar, como a escrita desperta tamanha insegurança nas pessoas, né. Poderia ser mais anônimo e mais simples escrever, mas a coisa ganha um peso tão maior que inibe. Eu depois da oficina de escrita passei a olhar pra alguns textos com mais respeito, porque o trabalho envolvido é intenso - mas também fiquei pensando sobre como existem infinitos processos e estilos possíveis, então me parece algo que poderia ser mais democrático e livre né. ♥️

Expand full comment

Só pra dizer que eu sempre salvo tecos das suas news no meu bloco de notas. Há duas semanas, um deles foi disparador pra um exercício de escrita e hoje esse aqui não deu pra deixar passar, pois identificação total: "descobri minha falta de talento ou de treino para narrar ou criar coisas. só sei opinar (julgar) sobre o que já existe. " Adorei.

Expand full comment
author

Ahhhh agora quero muito saber qual foi o teco disparador ♥️♥️♥️

Eu também pego as vezes uma frase aqui e ali que me instiga e dela nasce um texto imenso e inesperado. Legal demais né

Expand full comment

"SER POUCO JÁ PODE SER MUITO E PODE SER SUFICIENTE."

Luciana Andrade, da flows newsletter

QUANTO SER?

De grão em grão a galinha enche o papo, mas com quantos grãos uma galinha se satisfaz?

É devagar que se vai ao longe, mas dá pra saber se estou indo na direção certa, e alguém sabe mesmo, se longe é um lugar?

Calma, é devagar que a vida vai dando certo, mas como eu vou saber se ela estiver dando errado, existe em algum lugar uma última página com as respostas? Não te parece que já está tudo de ponta cabeça?

Quando eu vou saber se sou pouco ou muito? Onde fica a indicação do nível de suficiência que me bastará?

Expand full comment

gostei DEMAIS do conto <3

Expand full comment
author

que vergonhaaaa hahaha depois que eu mandei send na newsletter me arrependi quase imediatamente. não sei, não estou PRONTAH. mas fiquei até surpresa das pessoas gostando <3

Expand full comment
Apr 11, 2023Liked by Luciana Andrade

eu ameiii, amei, a m e i, a*m*e*i*, ~a~m~e~i~ essa edição, e mais ainda seu conto!

ver você contando sobre a oficina me deu uma saudade danada da minha pós graduação. foi um ano e meio dessa troca criativa e esse sentimento de pertencimento absolutamente delicioso. na época eu reclamava de ter aula sexta a noite, mas como quase tudo nessa vidinha, agora eu sinto falta.

fiquei me perguntando se sérgio sant’anna andou entrando em nossas cabeças enquanto dormíamos. o tiro dele foi certeiro.

um beijo <3

Expand full comment
author

eu não creiooo que as pessoas gostaram do conto hahaha. vou tentar acolher e aceitar, mas acho que ainda tá muito cru e não consigo simplesmente fazer descrições, preciso colocar uma coisinha em tudo. mas muito obrigada!

eu sinto uma saudade louca dos meus tempos de pós também - dia desses fui em uma defesa de doutorado e o bichinho dentro de mim ainda se mostrou bem vivo. é exatamente esse sentimento de pertencimento e de preenchimento que eu sentia.

o sergio sant'anna é alguém que certamente quero ler mais, fiquei bem impressionada com a sintonia dele com o que penso sobre vários temas. eu adorei a oficina também pelas referências como essa, até mais do que a parte prática de escrever e tal.

beijos <3

Expand full comment

"quando sento em frente ao computador, me concentro e só faço. difícil é parar". Fiquei com uma inveja boa. De todas as habilidades da minha profissão, escrever é a que mais uso e a que mais sofro.

Expand full comment
author

eita, mas será que você escreve sobre temas que conhece e gosta? pra mim ajuda muito ter esse espaço pra exercitar - alguns assuntos, claro, vão ficando meio espinhosos e dão um certo desafio, mas gosto dessa parte também, de enfrentar os desvios ou imprevistos que a escrita coloca. e então venho notando que, até para fazer textos sobre coisas que nem sempre são minhas favoritas, a coisa flui um pouco mais. algo que me ajuda é sair escrevendo e depois voltar pra editar, porque o impedimento inicial normalmente acontece pela pressão de perfeição. será que algo fez sentido pra você? depois me conta. beijos e obrigada pela leitura <3

Expand full comment

Pior que gosto bastante dos temas que escrevo e escolho 95% daquilo que escrevo, mas eu sempre achei a parte mais cansativa. Dá uma sensação de montar um quebra cabeça, sabe? É desafiador.

Expand full comment

Eu fito notions alheios. Com gosto!

Expand full comment
author

Ahahahaha de repente rola o plot twist e fitar vira trend, vai que

Expand full comment
Apr 9, 2023Liked by Luciana Andrade

News maravilhosa como sempre. Mas o texto, nossa, muito bom. Inclusive, fiquei pensativa na porta da minha geladeira.

Expand full comment
author

Amooooo

Eu acho que as portas de geladeira podem ser mais reveladoras que muito instagram kkkk

Expand full comment

Conta mais da oficina? Sou muito a fim de fazer tb!

Expand full comment
author

Eu super gostei e quero fazer outras ♥️ Tem bastante parte teórica, mas não exatamente sobre como escrever - é mais sobre alguns métodos interessantes, sobre observar o próprio corpo e o tempo na escrita, além de trazer vários trechos de autores que falam sobre o processo, mas de uma forma ampla, mais conceitual e não tão micro. Foi disso que mais gostei: pensar sobre o texto sem entrar muito nas minúcias da construção. Daí em todo final de aula tínhamos um exercício pra fazer e na aula seguinte havia uma leitura às cegas de todos :)

Expand full comment